De Cotia a Águas da Prata – desbravando parte do interior

Pelo que vocês perceberam, o ponto de partida das minhas viagens tem sido sempre São Paulo, ou Vargem Grande. Acho que não preciso explicar muito porque. É onde moro e sair de casa pedalando para chegar a qualquer lugar tem sido o melhor que posso fazer.

estradapinhal

Pé na estrada!

Esta viagem não foi diferente. Decidido a passar o Natal na casa da vovó, no interior do estado de São Paulo, eis que optei por fazer o percurso de bicicleta, de Vargem Grande Paulista a Águas da Prata. A cidade fica na região conhecida como Alta Mogiana, ou Circuito das Águas Paulistas. Para quem não conhece, Águas da Prata é uma famosa estância hidromineral, e fornece água para boa parte dos mercados e restaurantes não só do mesmo estado. Além disso é rica em trilhas, rios, cachoeiras e montanhas, ou seja, perfeita para o cicloturista! Não a toa, foi lá onde se iniciou o percurso conhecido como Caminho da Fé, uma rota de peregrinação inspirada no Caminho de Santiago de Compostela e que tem como destino a cidade de Aparecida do Norte.

O PRIMEIRO DIA

saoroquecentro2

Descanso no centro de São Roque

de viagem foi incrível, saindo de Vargem Grande (próximo a Cotia – cerca de 40km da capital paulista), passando pela montanhosa cidade de São Roque e chegando a Itu, onde escolhi para dormir uma pousadinha bem simples perto da praça central. Eu até queria acampar, mas teria que sair da cidade e já estava cansadão. Optei por uma estadia “super luxo”, pelo menos para os meus padrões Camelares.

SEGUNDO DIA:

Saída cedo de Itu, com o dia ainda amanhecendo. As vezes pegar uma pousadinha tem suas vantagens (no caso o preço era de R$20,00 a diária) – banho quente; dormir em uma cama e acima de tudo, o café da manhã! O café era meio fraquinho, mas deu pra comer umas frutas, pão, café e leite. Segui rumo a Campinas, com o intuito de chegar em Mogi Mirim, para o pernoite. Passei por Indaiatuba e cheguei em Campinas. Lá repousei um pouco a sombra de uma árvore, próximo a uma escola infantil. Campinas é muito quente e o calor vem de todos os lados. Parecia que a borracha do pneu estava derretendo e grudava na pista, o que fez com que eu me sentisse realmente um camelo!

itucentropb

Itu é uma cidadezinha linda. Essa praça fica bem no centro

Passado o baque campineiro, afinal, além do calor, o trânsito na cidade também castiga bastante o ciclista, mesmo que ele esteja só de passagem. Pegar o anel de contorno para mim estava fora de cogitação. O caminho é mais longo, mas o principal motivo para evitá-lo é a quantidade de veículos pesados e a forma agressiva que seus condutores se comportam na estrada. Nesse dia já havia pedalado 54km e ainda faltavam 58 para Mogi Mirim. Acredite, carregando 30kg na magrela é trabalhoso. Bora pra pista!

saindodeitu

Saindo de Itu

Passando por Jaguariúna me deu uma vontade louca de entrar na Holambra, cidadezinha colonizada por holandeses e cujo mercado de flores é o mais famoso do Brasil. Eu estava com a idéia fixa de chegar na casa da minha avó para a ceia de natal, então acabei deixando Holambra para trás. Está certo que eu já conheço o lugar, o que tornou mais fácil minha decisão mas confesso que ainda não havia percebido que poderia ter parado em todo e qualquer pico que me desse vontade, para curtir mesmo! A estrada nesse momento é uma verdadeira montanha russa, cheia de subidas e descidas, não muito altas porém exigentes. Trata-se de um bom treino, se você não estiver com a bike carregada pra cacete como eu. Nesse caso, todo cuidado é pouco.

ESPELUNCA

mogimirimigreja

Igreja em Mogi Mirim decorada para o Natal

Chegando em Mogi Mirim optei novamente por um hotelzinho fedido. Nesse caso tratava-se de uma espécie de cortiço. Uma casa velha que os proprietários alugavam os quartos, a sala e se vacilar até a própria mãe. A sala era dividida em pequenos cômodos por lençois pendurados em fios de varal, o que me fez lembrar uma U.T.I de hospital vagabundo. O cheiro era estranho, eu até hoje não sei porque não fui embora! Peguei o único quarto com porta e chave, tomei um banho (de chinelos), tranquei meus pertences e saí para uma volta no centro da cidade. Era véspera de Natal e a praça estava toda enfeitada. Fiquei parado na frente da Igreja e uma súbita vontade de assistir a uma missa tomou conta de mim. Entrei. Tenho formação católica mas não sou praticante. Não entrava em uma igreja há tempos e confesso que foi uma experiência ótima.

SANTA APARECID!

Voltei pra espelunca e capotei. As 5A.M saí correndo, já atacado da rinite. Escolhi o caminho por dentro, para chegar em Mogi Guaçu e depois pegar uma estradinha para Espírito Santo do Pinhal. A noite mal dormida acabou sendo determinante para o andamento do rolê. No meio da estrada que liga Pinhal a São João da Boa Vista meus suprimentos já haviam se esgotado. Não porque havia programado mal, mas porque consumi mais do que o necessário. Não havia mais água e nem comida e tive que parar no primeiro sítio que avistei para pedir ajuda. Uma senhora muito simples atendeu a porta, e depois que eu expliquei minha situação, perguntei se ela poderia me ceder uma fruta e um pouco de água. Quando a Dona Aparecida (sim, esse era o nome dela!) voltou de dentro da casa eu quase chorei e emoção. Ela me trouxe dois sanduíches de frango desfiado, um copo de café e uma banana. Eu agradeci imensamente, e ela respondeu que se eu tivesse chegado mais cedo ela teria me convidado para almoçar. A simplicidade e a receptividade daquela senhora me cativaram na hora. Mal sabia ela que em parte seria responsável pela paixão que desenvolvi pelas cicloviagens!

abrigopinhal2

Oficina que serviu de abrigo durante forte chuva em Pinhal

A partir dali a viagem foi uma delícia! Recuperado do desgaste físico e psicológico que sofrera até então, passei a pedalar com mais alegria. Até a chuva. Começou a chover leve, mas já incomodava e o vento indicava que tinha chumbo grosso pela frente. Passei a procurar um lugar coberto e encontrei uma fazenda com a porteira aberta. Tentei chamar pelo proprietário, batendo palmas e assobiando, mas a chuva apertava e ninguém respondia. Encontrei um galpão. Era a oficina do fazendeiro, muito arrumadinha por sinal. No meio da chuva o proprietário aparece e eu com medo de ser recebido a bala de pronto fui explicar minha situação. Ele me recebeu muito bem, ofereceu água e ficamos um bom tempo a conversar, até que a chuva parasse. Fim  da chuva, fim de papo e mais uma vez, pé na estrada. Em pouco tempo estava em São João da Boa Vista e logo chegaria a Águas da Prata.

O Natal foi incrível e depois disso passaria o ano novo na praia. Mas isso é uma outra história!

Leave a Reply

