Bruckenradweg – Os caminhos de bicicleta de Osnabruck a Bremen

Etapa 2 – De Damme a Goldenstadt

Enquanto descansava na pequena cidade de Damme (menos de 20 mil habitantes) optei por dar uma volta no centro, sem o peso da bagagem no camelo e com muita coisa na cabeça para dissolver. Passei em uma livraria e me rendi ao guia de ciclovias alemão – um livreto de 480 páginas que não contemplava todos os caminhos de bicileta do país, mas 115 trajetos selecinados que totalizam aproximadamente 40 mil quilometros cicláveis! A princípio eu não acreditei nestes números, pensava que certamente havia algum erro. Depois percebi que para cada percurso havia sempre mais de uma opção, e que os caminhos se cruzavam o tempo todo, um dos motivos que me levou a comprar o tal guia.

IMG_1135

Damme Berge – alemão não sabe brincar!

Descobri que o meu destino já estava escrito em um destes caminhos. O percurso de bicicleta entre Osnabruck e Bremen é conhecido como Bruckenradweg, e possui duas vertentes: o caminho leste e o caminho oeste. No final eles se juntam e chegam a Bremen por uma só via, totalizando aproximadamente 314 quilometros (podendo ser um pouco mais se você se perder, como no meu caso). Munido do meu novo melhor amigo, parti de Damme de manhazinha, em um dia que prometia uma média de 10 graus de temperatura, ou seja, um belo dia! Achando que eu era o dono do mundo, saí pedalando a torto e a direito, em zigue-zague entre os caminhos leste e oeste, já que agora seria mais dificl errar. Me perdi um pouco, é verdade, e o percurso de aproximadamente 40 quilometros foi feito em 60, mas com muito prazer. Pedalei mais uma vez entre fazendas, dentro da floresta, no meio de pequenas vilas e feliz da vida.

IMG_1151

Presença constante no território alemão, as imagens católicas

IMG_1130

Pediram pro alemão fazer um ponto de ônibus e olha o que o cara aprontou! Da até pra fazer pique-nique!

Neste trecho passei pelas pequenas cidades de Steinfeld (muito, muito bonita), Lohne, o centro de Vechta e finalmente a minúscula Goldenstedt. Não posso deixar de registrar que o trecho na floresta de Dammer Berge é fora do comum. Eu ainda estava no começo do percurso e fiquei muito tentado a acampar naquele local. Além do clima muito agradável e sua beleza ímpar, haviam pequenas cabanas de madeira no caminho, possivelmente utilizadas para piqueniques ou para campistas mesmo. Como ainda era cedo optei por seguir meu caminho, mas com a certeza de que jamais esqueceria aquele lugar.

_MG_5875

No centro de Goldenstedt

Quando cheguei em Goldenstedt procurei pelo camping indicado no guia. Estava fechado. Na verdade o parque estva aberto mas um segurança disse que passaria a chave as 22hs e que não poderia haver mais ninguém lá dentro (o conteúdo integral deste diálogo foi editado por motivos de força maior). O acampamento mesmo só poderia ser feito a partir de maio. Meio desconsolado, voltei para a cidade e procurei por um pequeno hotel, próximo à igreja. Por EU30,00 consegui um apartamento com sala, quarto, cozinha e banheiro, tudo no maior estilo alemão. Tinha até máquina de lavar roupa, secar, máquina de café, fogão…..esquema completo! Nem precisei pagar pelo café da manhã, já que trazia comigo comida suficiente para dois dias acampado. Mais uma vez o difícil vai ser sair daqui, já que estou confortavelmente estabelecido em um apartamento montado para alguém viver, e não apenas passar uma noite!

Amanhã devo partir cedo para Bremen, a maior cidade da viagem desde Amsterdam, com cerca de 500 mil habitantes. Espero não estar muito arredio para o agito de uma metrópole. Até lá!

2 responses to “Bruckenradweg – Os caminhos de bicicleta de Osnabruck a Bremen

    • Pois é…..eu quase acampei fora da lei Wolf, mas o segurança não deixou. E não adianta nada usar o jeitinho brasileiro, fingindo que não estava entendendo: o cara ia chamar a polícia!!!! Vivendo e aprendendo né?

Leave a Reply

