Bodensee-Konigsee Radweg

IMG_8715

E as montanhas começam a aparecer

A saída de Munique, pela Isarradweg foi tão bonita quanto a chegada, talvez até um pouco mais. Com a chuva que caía já há alguns dias, os rios estavam todos cheios e por isso ainda mais atraentes, embora um pouco perigosos. Meu destino agora era o Bodensse, um enorme lago que fica exatamente na tríplice fronteira entre Alemanha, Áustria e Suiça. Para chegar lá pedalaria pela Isarradweg até Bad Tolz, onde acessaria outra ciclovia, a Bodensee-Konigsee, até Lindau. A chuva de fato incomodava bastante, já que segurava os termômetros sempre abaixo da casa dos 10 graus, mas devo confessar que também tinha um lado positivo: tudo ficava mais tranquilo quando estava chovendo!

IMG_1893

Aguinha verde-esmeralda

Seguindo a sugestão de Manfried e sua esposa, um casal que conheci abrigado num ponto de ônibus aguardando a chuva passar, passei aquela noite acampado a beira de um lago, na pequena vila de Uffing. A beleza do lugar era de tirar o fôlego. Estendi minha estadia para duas noites com vista para as montanhas ainda cobertas com gelo, já que a chuva apertou e eu não tinha pressa de chegar em lugar nenhum. Mais tarde descobri que foi naquela pequena vila que a polícia alemã prendeu Adolph Hitler, em 1923, após uma tentativa frustrada de tomar o poder na Baviera. Após esse episódio, Hitler, ainda na prisão, escreveria o livro Mein Kampf (minha luta) e o resto da história vocês já sabem.

IMG_8826

O famoso castelo de Neuschwanstein

Naquele mesmo dia, voltei para meu acampamento, arrumei minhas coisas e parti para a cidade de Fussen. O mesmo tempo ruim que impedira a procissão de Seehausen também me assolava. O frio, o vento e agora as montanhas faziam com que eu contasse cada quilometro pedalado. Começava a ver as águas dos rios em um tom de verde muito claro e sabia que elas vinham das montanhas geladas. Era tudo muito lindo, mas de uma beleza que gelava a espinha! Embora eu tivesse pegado temperaturas menores na Holanda, no começo da viagem, a sensação ali era muito pior. Parecia que ver montanhas cobertas de neve e rios de cor verde esmeralda baixavam a sensação térmica, com a onipresente ajuda da chuva.

IMG_8955

Muitas rotas ciclisticas, entre elas, a rota do queijo!!!!

O dia que se seguiu foi de sol. A elevação da temperatura e a sensação de calor me deram muita energia e logo estava pedalando, feliz e contente, entre trilhas enlamaçadas, pequenas pontes caídas e todo tipo de obstáculo causado pelas chuvas. Em pouco tempo cheguei na beira do Bodensee, na cidade de Lindau. Apesar das fortes chuvas que castigaram a região nas últimas semanas, a previsão agora era de tempo bom, e acho que não vai ser nada mau passar esse tempo entre rios, lagos e montanhas!

 

IMG_8727

E a paisagem não cansa de me surpreender

 

IMG_8734

Na pequena vila de Uffing, a casa onde Hitler foi encontrado e preso, em 1924

_MG_8763

Turminha vestida à carater para a procissão em Seehaus

IMG_8984

Bodensee!

IMG_8993

Mais uma do Bodensee

2 responses to “Bodensee-Konigsee Radweg

  1. Fala ai!
    Animal seu tour. To fazendo agora tbm, sai de amsterdam como tu, mas fui para o sul, descendo o rio Reno, floresta negra, dei a volta no bodensee, e entrei na suiça, rumo a zurich, de zurich fui pra Interlaken (dizem q eh uma das paisagens mais fantasticas, porem o dia q fiz esse trecho estava com muita neblina infelizmente, entao nao seu para aproveitar muito..). Recomendo interlaken, cidade linda! De interlaken segui para oeste e vou terminar em Lyon… Mas realmente, tudo na Suiça eh caríssimo! Aproveite o Migros e o Coop! Abraço e bom tour!

    • Olá, Guilherme, beleza?
      Que bom que você está curtindo, espero que sua viagem também esteja sendo louca! Aqui está ótimo, o tempo melhorou agora e apesar de ter chovido ontem, hoje amanheceu nublado mas não muito frio. Saí de Zurique e estou indo em direção ao passo de São Bernardino, para tentar cruzar os alpes rumo à Itália. Na minha viagem a França virá um pouco depois, senão poderíamos cruzar nossos caminhos!!! Obrigado pelas dicas e boas pedaladas!!!

Leave a Reply

