Route de Deux Mers – do Atlântico ao Mediterrâneo de bike

IMG_2269

Pedal no canal do Garrone

Da baía de Arcachon, próximo a região de Bordeaux, parti em direção ao Mediterrâneo com a facilidade de poder me orientar pelo rio Garrone, seu canal e o canal de Midi. O caminho é todo plano, salva uma ou outra pequena elevação, quase insignificantes mesmo para quem está com a bicicleta carregada, como eu. Em geral gosto de viajar com um pequeno estoque de alimentos suficiente para 3 ou 4 dias, o que torna ela um pouco pesada, mas logo vai ficando mais leve, até que eu tenha que parar em alguma cidade ou vila com supermercados baratos (as redes de supermercado Aldi e Lidl estão presentes em quase toda Europa e praticam ótimos preços).

IMG_2274

E na borda da eclusa….

A rota que eu seguiria agora é conhecida como Route de Deux Mers, já que corta o sul da França ligando o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo. Além de muito bonito, este é um caminho especial, já que segue o Rio Garrone e depois o Canal de Midi, o mais antigo canal da Europa ainda em funcionamento, inaugurado no século XVII para servir de alternativa no transporte de mercadorias evitando o estreito de Gibraltar e o longo caminho de contorno da península Ibérica.

IMG_2276

Caminho florido….

Nos primeiros quilômetros desta etapa sai de Ares, na baía de Arcachon e pedalei em direção a Langon, passando por Mios, Hostens e Bazas, além de outras vilas menores. Em Bazas mudei um pouco minha rota, e ao invés de “subir” para Langon, às margens do rio, continuei seguindo o Garrone a distância, passando por Grignols, Casteljaloux e Nerac, para depois chegar em Agen. Nesta região, principalmente nos entornos do meu ponto de partida, existem muitas vinículas e ótimos queijos de cabra. Em um dia que tirei para descansar, comprei meia garrafa de um Bordeaux muito bom (EU4,00), acompanhado de um queijo de cabra (EU2,00). Por serem produtos locais, pude comer e beber bem, sem gastar muito. Além disso, em toda a França as baguetes são muito baratas (em geral EU0,50 ou menos) e servem de acompanhamento perfeito para qualquer refeição.

IMG_2378

Toulousse sorrindo pra fotoIMG_2390

IMG_2552

Pequeno restaurante no centro de Toulousse

Não posso me furtar em dizer que os franceses são extremamente gentis e foram sempre solícitos quando precisei pedir informações ou mesmo chorar para descolar um lugar para dormir. As ciclorotas no sul da França são levadas à sério, em oposição a outras regiões do mesmo país, onde não há tanta infra-estrutura cicloviária. Passei por plantações de uva, maça e pêssego; às margens de rios e lagos; acompanhando canais e atravessando pontes tão antigas que as vezes parecia que iriam se levantar e contar alguma história. Tive alguns problemas com o raio da minha roda traseira, mas pela segunda vez encontrei um bicicleteiro que não me cobrou nada pelo reparo. Por incrível que pareça, também cheguei a “quebrar” um dos meus alforges, mas com uma porca nova e um parafuso resolvi o problema.

IMG_2606

Bikes no centro de Toulousse

Claro que neste percurso a paisagem não passa despercebida. São inúmeras fazendas antigas, igrejas, capelas, vilas fortificadas ou não, alguns castelos e pontes de cair o queixo, como a famosa ponte-canal de Argen. Nesse trecho os barcos que navegam o canal atravessam o rio Garrone por uma enorme ponte, algo que eu nunca havia visto antes, pelo menos não nessas proporções. Após alguns dias de pedal, cheguei em Toulousse, uma cidade linda e extremamente cativante. É muito fácil se deslocar de bicicleta por ali, e os investimentos recentes em novas calçadas, ciclovias, no tram e na manutenção dos canais fazem com que as pessoas transformem as ruas em ambientes alegres e movimentados.

IMG_2733

Canal de Midi

De Toulousse segui em direção ao Mediterrâneo, passando por Carcassone e finalmente chegando a Narbonne. Para quem gosta de bicicleta e de praia, nada melhor do que pedalar de um mar à outro!

Screen shot 2014-01-22 at 18.03.25

Do Atlântico ao Mediterrâneo seguindo a Garrone e o Canal de Midi

IMG_2842

Às margens do canal, em Narbonne

IMG_2868

Chegando no Mediterrâneo

Leave a Reply

